[Bloco K para clientes Nomus] – Primeiros passos no Bloco K
Com o fim do ano chegando, muitos gestores estão preocupados com o Bloco K. Pensando nisso, preparamos uma série de vídeos e textos para auxiliá-lo nesse assunto. Confira:
Conceitos Gerais do Bloco K – Parte 1:
- ► O que é o Bloco K?
O Bloco K é o registro de Controle da Produção e Estoque em formato digital.
- ► Como saber se a minha empresa deve entregar o Bloco K?
O cronograma em vigor para entrega do Bloco K foi definido no Ajuste SINIEF nº 25/2016.
- ► O que são os Registros K230 e K235 – Produção interna?
O registro K230 é denominado como “Itens produzidos” e o registro K235 é denominado como “Insumos consumidos”.
- ► O que é o Registro 0200 – Tabela de identificação do item?
Apresenta todos os produtos e serviços da empresa escriturados no período de apuração, incluindo o código do item, descrição do item, unidade de medida utilizada na quantificação dos estoques, tipo de item, código do NCM, código do serviço conforme Anexo I da Lei Complementar 116/03, código CEST, entre outras informações.
- ► O que é o Registro 0210 – Consumo específico padronizado?
Apresenta a lista de materiais padrão dos produtos acabados e semi-acabados fabricados pela empresa no período de apuração, escriturados nos registros K230 e K250, incluindo o código do componente/insumo, a quantidade do componente/insumo, e a perda/quebra normal percentual do insumo/componente para se produzir uma unidade do produto resultante.
- ► O que é o Registro K100 – Período de apuração do ICMS/IPI?
Apresenta o período de apuração do ICMS e IPI.
- ► O que são os Registros K250 e K255 – Produção efetuada por terceiros?
O registro K250 é denominado como “Industrialização efetuada por terceiros – Itens produzidos”, e apresenta a produção efetuada por terceiros no período de apuração, incluindo o código do produto fabricado, a quantidade produzida, e a data do reconhecimento da sua produção.
- ► O que são os Registros K210 e K215 – Desmontagem de produtos?
O registro K210 é denominado como “Desmontagem de mercadorias – Item de origem”, e apresenta os produtos que saíram do estoque no período de apuração para serem desmontados, incluindo a ordem de serviço, a data inicial da ordem, a data de conclusão da ordem, o código do produto e a quantidade que saiu do estoque.
- ► O que são os Registros K260 e K265 – Reprocessamento de produtos?
O registro K260 é denominado como “Reprocessamento/reparo de produto/insumo”, e apresenta os produtos que saíram do estoque no período de apuração para serem reprocessados, incluindo a ordem de produção/serviço, o código do produto que foi reprocessado, a data de saída do estoque, a quantidade que saiu do estoque, a data de retorno ao estoque, e a quantidade que retornou ao estoque.